Universidad Autónoma de Asunción
A Universidade tem sua origem em uma escola de negócios: a Escola de Administração de Empresas (EFSA), fundada em 1978 com o objectivo de formação de recursos humanos para a gestão empresarial.
A instituição é constituída como uma associação civil sem fins lucrativos, com a missão de produzir e disseminar o conhecimento em uma área específica das ciências sociais: o negócio, com escopo amplo, independentemente do estatuto político, social ou religioso da pessoa em causa para adquirir conhecimento.
Com a passagem do tempo e à crescente demanda por treinamento e formação gerados pela própria instituição, graças à transmissão de uma imagem de seriedade e da procura, e para uma educação de qualidade a um custo razoável, a AESA foi crescendo em infra-estrutura e expandindo suas ofertas acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento, tanto de Ciências Sociais, tecnologia, ciências humanas, Ciências jurídicas, Políticas e Ciências da Saúde.
Com o advento da abertura política no país, a instituição foi convertido em 1991 na Universidade: A Universidade de Assunção.
Constituição Legal : O Decreto Executivo N.11.615 autoriza a operação da "Universidade Autônoma de Assunção" a partir de 14 de novembro de 1991.
​