Chancelas do Diploma para Legalização do Curso
Tramitação Acadêmica
Observação: Esse procedimento deve ser realizado no Brasil pelo interessado.
​
A Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (RESOLUÇÃO 228/2016 do CNJ, APOSTILA DE HAIA)entrou em vigor para a República Federativa do Brasil, no plano jurídico externo, em 14 de agosto de 2016.
​
A Apostila de Haia nada mais é do que um selo ou carimbo emitido pelas autoridades competentes, que é colocado no documento como forma de certificar sua autenticidade pelo órgão do qual foi expedido para que assim seja valido no país requerido.Ou seja, a Apostila de Haia permite que documentos públicos brasileiros sejam reconhecidos de forma mais fácil nos países da qual façam parte da Convenção. Eliminando assim, todo o procedimento burocrático existente anteriormente.
​
Como funciona a Apostila de Haia:
​
Levar os originais do Diploma e do Histórico de Graduação a um cartório, antes de solicitar o apostilamento você deverá providenciar o reconhecimento das firmas do reitor (no diploma) e do coordenador/secretaria da graduação (no histórico). Se nesses documentos houver mais de uma assinatura só é necessário o reconhecimento de uma.
Para apostilar os documentos citados, deve ir até os Cartórios Oficiais que estão autorizados , realizar o pagamento da taxa exigida e recebê-lo, sem a necessidade de posteriormente validar nos consulados.
Poderá saber quais cartóriosem sua cidade/estado estão autorizados a fazer o apostilamento acesse a página do CNJ http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados.
Antes de realizar a entrega na secretaria da UAA deverá autenticar cópias dos documentos tramitados , RG ou passaporte e carteira de residente temporário , essa documentação deve ser entregue até 30 dias antes de sua defesa, sem ela não estará apto a defesa.